Entenda como funcionam os empréstimos Peer-to-Peer

Uma nova modalidade de empréstimo está sendo cada vez mais difundida no Brasil e no exterior.

Trata-se do empréstimo coletivo ou peer-to-peer (P2P) lending.

Neste tipo de transação financeira, uma pessoa física ou jurídica pode tomar um empréstimo de várias outras pessoas físicas ou jurídicas com uma série de vantagens. Entre elas, a menor burocracia, a segurança de uma transação via internet, juros mais baixos do que a média cobrada pelo mercado e velocidade na transação.

Como exemplo, a finpass intermedia este tipo de operação para empresas de vários portes e segmentos.

O empréstimo coletivo ou peer-to-peer nasceu em meados dos anos 2000 na Inglaterra com uma empresa chamada Zopa. Com a crise internacional de 2008, essa modalidade de empréstimo chamou muita atenção, em especial por tirar os bancos do papel de intermediários.

O site da Zopa informa que em 2005 eles criaram a primeira empresa de empréstimos peer-to-peer do mundo para “oferecer às pessoas acesso a empréstimos e investimentos mais simples e de melhor valor. Desde então, ajudamos centenas de milhares de clientes a tirar o estresse do dinheiro, construindo nosso negócio com honestidade, transparência e confiança”.

Depois do Reino Unido, o conceito ganhou atenção em diversos locais na Europa e nos Estados Unidos, que é hoje o maior mercado deste segmento no mundo.

Na Argentina, que vem enfrentando várias crises econômicas na última década, este tipo de operação financeira também é comum por meio de startups como a Afluenta e TuTasa.

E esta novidade vem ganhando cada vez mais força e tração no mercado brasileiro. Um dos motivos é que o empréstimo coletivo tende a ter um spread menor, e por isso acaba sendo mais barato para as empresas que buscam financiamento.

O portal G1 fez uma reportagem que explica um pouco mais sobre este tema. O acesso da matéria pode ser feito neste link.

A finpass oferece acesso a diversos financiadores que utilizam o modelo peer-to-peer para empréstimos. Aproveite e faça agora o seu cadastro e entenda como funciona nossa plataforma.

Quais são as vantagens do empréstimo Peer-to-Peer?

As vantagens do empréstimo coletivo são múltiplas e uma delas é conveniência.

O tomador do empréstimo não precisa ir ao banco e negociar as condições finais com o seu gerente. Além disso, o empresário que busca capital não precisa levar uma papelada e passar por longos processos de aprovação de análise de crédito, típicos de grandes bancos.

Os ganhos de eficiência e de rapidez que a tecnologia proporciona podem ser verificados em outros exemplos da economia compartilhada.

O Uber e o Airbnb são hoje grandes cases de sucesso, promovendo o encontro entre pessoas que precisam de formas rápidas de condução e seus motoristas ou aqueles que querem ter uma boa experiência numa viagem e não gostariam de gastar muito dinheiro com as diárias.

Já para as pessoas que buscam remunerar sua carteira de investimentos, trata-se de uma boa oportunidade, uma vez que tendem a ganhar mais do que aplicações convencionais de renda fixa e não há tanto riscos quanto outras aplicações em ativos de renda variável.

Os empréstimos coletivos funcionam ainda como títulos e podem ser vendidos a outros credores.

Outro ponto que torna esse modelo de negócios colaborativo mais interessante é que há sempre a busca de equilíbrio na forma de remuneração.

A ideia do empréstimo coletivo é sempre prover a taxa de juros mais justa para todos. E este capital pode ser usado para o giro da empresa, para o investimento em novas frentes de atividade, para a expansão do negócio ou para comprar ativos.

As partes envolvidas no processo também não precisam ter um relacionamento prévio, uma vez que o intermédio é feito por meio de plataformas online como a finpass.

Vale lembrar que a finpass oferece uma arquitetura robusta e automatizada, que garante não só a velocidade no processo de empréstimos coletivos, mas também um alto nível de segurança. A companhia proporciona várias camadas de criptografia na sua estrutura de servidores, garantindo a privacidade de dados sensíveis dos seus clientes. Zelar pela privacidade e segurança das informações faz parte do core business da companhia.

Ficou interessado no empréstimo Peer-to-Peer?

Se você curtiu e ficou interessado neste modelo de empréstimo, a finpass pode te ajudar. Para tanto, é preciso registrar a sua necessidade, informando dados como o valor e prazo de pagamento desejado. A finpass usa um algoritmo para encontrar as opções de empréstimo mais compatíveis com o seu perfil. Assim, você terá mais informações para escolher a sua solução de crédito e selecionar as propostas mais competitivas.

Faça seu cadastro agora!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *