Entenda o que é fomento mercantil e como usá-lo no seu negócio

Factoring ou Fomento Mercantil? Entenda a diferença;

Você já ouviu falar em fomento mercantil? E em factoring?

Pois saiba que elas são basicamente a mesma coisa e que mesmo tendo esses dois nomes diferentes, essa operação muitas vezes pode salvar uma pequena ou média empresa da falência, ou até fazer com que ela cresça de forma relevante.

E antes que você se pergunte, não é sinônimo de empréstimos bancários. Trata-se de um segmento diferente.

É fundamental para o empresário atual entender o conceito de factoring, pois existe uma percepção negativa sobre essa operação e sua utilidade nos negócios.

Uma percepção que por sinal, é totalmente equivocada.

Ao entender o que realmente é o fomento mercantil, abre-se um leque de novas possibilidades para fazer sua empresa crescer de forma saudável.

Fomento Mercantil: Uma Breve Descrição

De forma resumida, o fomento mercantil é uma maneira de antecipar capital por meio da cessão (ou venda)  de direitos creditórios a receber de seus clientes.

Em outras palavras, você vende o seus recebíveis mercantis e obtém esse dinheiro em seu caixa de maneira imediata.

Por exemplo, quando uma empresa realiza suas vendas a prazo, ela provavelmente já teve que investir algum dinheiro para comprar insumos e produzir as mercadorias.

Essa diferença entre capital investido e dinheiro a receber pode trazer prejuízos ou descasamentos de caixa, caso não existam recursos ou planejamento o suficiente.

Dessa forma, com o fomento mercantil as pequenas e médias empresas conseguem lidar com imprevistos como atrasos de pagamentos ou outras situações que deixam o fluxo financeiro uma bagunça.

O fomento mercantil é muito útil quando você precisa de um “fôlego” financeiro num momento específico. Assim você consegue planejar suas contas, pode realizar suas negociações de matéria-prima com mais calma e ainda pode programar investimentos para a sua empresa

Como Usar O Fomento Mercantil?

Certo.

Agora você entendeu o que é o fomento mercantil e como ele pode te ajudar… mas como usar desse benefício?

Calma.

Preparamos um pequeno passo a passo para você:

1- Escolha um financiador

Tudo começa com a escolha da empresa de fomento, ou como também são conhecidas, empresas de factoring.

É fundamental escolher uma empresa de confiança, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo, não é mesmo?

Depois de escolhida, você precisa abrir um cadastro. Normalmente essas empresas pedem alguns documentos básicos e com eles, fazem uma breve análise de crédito.

2- Aprovação de Cadastro

Para dar sequência, é primordial ser aprovado na análise de crédito feita pela empresa de fomento mercantil.

A boa notícia é que, diferente do que ocorre com os bancos tradicionais, a análise feita neste momento é bem mais flexível e simplificada. Tanto que até mesmo empresas com restrições e apontamentos cadastrais conseguem ser aprovadas.

3- Simulação

Nessa etapa, você envia os recebíveis ao financiador e com isso, recebe o resultado de sua simulação. Com estas informações, sua empresa consegue ver os termos da operação e os tipos de custos envolvidos.

Assim, você pode fazer uma análise mais detalhada antes da contratação, e decidir se essa opção realmente vai valer a pena para você.

4- Fechamento da negociação

Se você estiver de acordo com todas as condições, é hora de fechar o negócio!

Nesse tipo de operação, os financiadores analisam a sua empresa e abrem um limite de crédito rotativo, que pode ser utilizado mais de uma vez. Após a aprovação do limite, é comum que sua empresa receba o dinheiro ainda no mesmo dia.

5- A empresa assume a cobrança do cliente

Depois de finalizada a operação, saiba que a empresa de factoring vai entrar em contato com seu cliente e avisá-lo da sua antecipação.

Junto com esse aviso, vão os novos boletos de pagamento, já que a partir de agora, seu cliente vai realizar os pagamentos direto para empresa de fomento.

Um Dos Lados Problemáticos Do Factoring…

Umas das maiores desvantagens no processo de fomento mercantil é encontrar uma empresa que realmente satisfaça suas necessidades.

Existem centenas de empresas de factoring no Brasil, inclusive você pode ver uma lista delas aqui no site da ANFAC.

Existem as que não prestam um bom serviço, que largam seus clientes na mão e oferecem propostas e condições ruins.

E existem as empresas excelentes, que prezam pela qualidade de seus serviços e pelo sucesso de seus clientes.

O problema é que muitas vezes você não possui uma bola de cristal para saber quem é quem.

E dar o primeiro passo errado pode prejudicar você e seu negócio.

Por isso, vale ressaltar que a Finpass oferece acesso a mais de 250 financiadores que trabalham com fomento mercantil para fazer o seu negócio prosperar.

Vantagens Do Fomento Mercantil

Dentre as principais vantagens da operação de factoring, podemos destacar essas três:

Recebimento à vista

Com o fomento mercantil, você recebe todos os valores das suas vendas de uma vez e com isso pode reorganizar suas contas e planejar seus próximos passos com mais calma.

Assessoria Financeira

Em alguns casos, a própria empresa de factoring pode te ajudar com esse processo de reorganização e planejamento citado acima.

Liberdade

Você deixa de se preocupar com cobrança de pagamento de clientes e pode se focar cada vez mais no seu próprio negócio, buscando cada vez mais o crescimento que você procura.

Chegou A Hora De Fazer Sua Empresa Crescer!

Agora você entendeu que o fomento mercantil não é nenhum bicho de sete cabeças, e que ele pode ser a mola propulsora para alavancar seus negócios e te dar aquele fôlego extra.

Ao entender seu funcionamento, suas vantagens e desvantagens, você acaba de adicionar uma nova carta na manga para o seu arsenal de decisões financeiras.

Se você se interessou pela operação de factoring, saiba que nós podemos te ajudar justamente com a etapa mais delicada do processo:

A escolha de uma empresa de fomento mercantil confiável.

Nós oferecemos acesso a mais de 250 financiadores cadastrados em nosso banco de dados e que são 100% confiáveis.

Você consegue reunir as melhores empresas do mercado e encontra as melhores propostas em um só lugar!

Aproveite e comece agora o seu cadastro, e entenda como funciona nossa plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *