
Uma das principais métricas utilizadas para verificar o sucesso de uma empresa é o faturamento. Com ele é possível mensurar se um determinado produto ou serviço está atraindo clientes e gerando vendas.
Afinal de contas, nenhuma empresa quer investir em um produto ou serviço que não vende, não é mesmo?
Qual o significado e a utilização o termo “faturamento” ?
O próprio nome já explica o seu significado: faturamento vem da palavra fatura.
No Brasil, esta palavra é utilizada como sinônimo para “emissão de
nota fiscal” e, portanto, consiste na soma de todas as notas emitidas
para terceiros referentes aos produtos vendidos e/ou serviços prestados.
Pode ser no dia, no mês, ano, trimestre, semestre, etc.
Por isso, o faturamento é a métrica a ser olhada quando o objetivo é mensurar as vendas realizadas em um determinado período.
Faturamento e Receita são a mesma coisa?
Não.
Já ouviu alguém dizer “faturei, mas ainda não recebi”? Pois, é.
Isso acontece porque muitas vendas são feitas à prazo. Ou seja, o
cliente leva o produto agora, você emite uma nota fiscal (fatura), mas
ele só paga integralmente lá na frente.
Muito confuso?
Vamos pegar como exemplo uma loja de móveis que vendeu um armário no
valor de R$ 1.500,00 em 3 vezes, com a primeira parcela paga à vista.
Nesse caso, a empresa faturou R$ 1.500,00, pois emitiu uma nota
fiscal de saída referente ao armário, mas esta venda só gerou R$ 500,00
de receita no mês, pois só houve o pagamento de 1 das 3 parcelas.
Sendo assim, o faturamento pode ser considerado como uma previsão dos valores que vão entrar no caixa da empresa ao decorrer do tempo. Já a receita é o total de pagamentos que efetivamente entraram no caixa da empresa num determinado período de tempo (dia, mês, trimestre, etc).
Se eu faturar muito vou lucrar alto?
Não é bem assim, porque também é comum que confundam faturamento com lucro.
Por isso, é muito importante esclarecer as suas diferenças, sobretudo
porque nem todas as empresas que faturam muito geram lucro.
Parece estranho, mas na verdade, não é.
Veja bem.
Ao passo que o faturamento é uma previsão de recebíveis, o lucro é a soma das receitas do período subtraídas por todos os gastos envolvidos nesse mesmo período. Então, o lucro está ligado ao fluxo de caixa* enquanto o faturamento está ligado ao fluxo de vendas.
*Entenda como otimizar o fluxo de caixa da sua empresa
Seguindo nesta linha, você deve estar se perguntando: porque faturamento alto não é sinônimo de lucro alto?
Acontece que faturamento é uma métrica que indica se a área comercial da empresa está funcionando bem. Por outro lado, o lucro é uma métrica de gestão. Essa área envolve desde a receita até o planejamento para aquisição de estoque, redução de custos e acompanhamento do fluxo de caixa.
Como aumentar o faturamento da minha empresa?
Existem diversas razões para uma empresa não atingir o faturamento
desejado. Portanto, existem diversos métodos, cada um específico para
cada situação.
Nesse sentido, é imprescindível olhar para três aspectos; número de
clientes, frequência, ticket. Estudo esses pontos e verifique onde está o
problema ou qual deles você consegue melhorar em pouco tempo.
Por exemplo, se o número de clientes é baixo, você pode investir em
estratégias de marketing que disseminem a sua marca e atraiam mais
pessoas. Não precisa gastar muito. Você pode usar mídias digitais, redes
sociais ou apostar em campanhas sazonais.
Se o problema é frequência, você pode melhorar o relacionamento com
os clientes para aumentar a fidelização. Invista no pós venda, na
experiência do usuário com a sua marca e em uma comunicação
personalizada.
Se a questão é o ticket, então você precisa investigar seus custos, a
sua margem de lucro, a qualidade do produto e a comunicação.
Pois é, existem muitas coisas para serem exploradas nesse campo!
Se quiser saber mais sobre técnicas para aumentar vendas e a lucratividade, deixe o seu comentário que faremos um post especial.