4 motivos para usar uma startup para fazer empréstimos bancários.

Muitas vezes o empréstimo bancário faz parte de uma relação de amor e ódio do empresário.

É fato que todo mundo precisa de dinheiro em diferentes fases da vida. E no caso das empresas isso não é diferente.

Às vezes os empresários querem ampliar suas instalações ou impulsionar seu capital de giro, mas são incapazes de concretizar esse desejo com o próprio fluxo de caixa.

Isso quer dizer que as empresas que não possuem grandes quantias monetárias disponíveis estão proibidas de sonhar? Elas não estão autorizadas a buscar novos patamares?

Claro que não.

Nesses casos, os empréstimos podem ser a solução para esse problema.

Aliás, hoje em dia, se um empresário realmente tem interesse levar seu negócio para o próximo nível, inevitavelmente vai precisar trabalhar com capital externo.

E é justamente sobre esse tema que iremos focar no artigo de hoje, mais especificamente nos empréstimos bancários.

A importância do empréstimo bancário

Empréstimos são fornecidos às pessoas e empresas em circunstâncias diferentes ao longo da vida.

Até por isso, que existem vários tipos de empréstimos como:

  • Empréstimos para habitação (Ex: Minha casa, Minha Vida)
  • Empréstimos pessoais (Ex: Crédito Direto ao Consumidor)
  • Empréstimos estudantis (Ex: FIES)
  • Empréstimos para importação e exportação (Ex: Finimp; ACE)

Para cada necessidade, um tipo de empréstimo.

Embora isso possa parecer bastante simples, aqui no Brasil ainda há uma resistência muito grande em se endividar.

Isso é tido como algo ruim. É quase sempre interpretado de uma maneira pejorativa.

Principalmente, por haver uma confusão entre o papel da Pessoa Física (PF), que usa o dinheiro para consumo, com o papel da Pessoa Jurídica (PJ), que usa o dinheiro… para gerar mais dinheiro.

Sem dúvidas alguma há níveis ideais de endividamento tanto para PF quanto para a PJ, mas com propósitos bem diferentes.

Tendo em vista que o propósito de uma PJ é maximizar o retorno para os acionistas, mais conhecidos como “donos”, um bom equilíbrio entre taxa de juros e taxa de retorno da empresa (ROI) se mostra como essencial para o crescimento de uma empresa.

Esse equilíbrio torna possível gerar mais lucro com menos comprometimento de capital próprio.

As diferentes formas de se financiar

É preciso ter em mente que há diversas formas de se financiar.

Você pode usar as próprias economias, pode emprestar dinheiro de familiares, usar empresas de crowdfunding, mas ainda são os bancos e as financeiras que possuem a maior fatia do mercado.

Eles atuam como uma ponte entre aqueles que têm dinheiro excedente e aqueles que querem investir em seus negócios. Assim, colocando o crédito como um “lubrificante” que sustenta o crescimento econômico.

No entanto, é importante perceber que há um fenômeno de concentração no mercado brasileiro que não costuma ajudar os empresários.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal O Estadão de S. Paulo, os 5 maiores bancos do Brasil concentram 69,9% de todas as transações financeiras do país.

Todo esse poder concentrado em poucas empresas financeiras faz com que tanto o acesso ao crédito quanto a taxa de juros não sejam as melhores possíveis.

Tanto é que tem se tornado comum as notícias relatando lucros recordes dos bancos, não é mesmo?

Vendo este cenário, diversas startups tem se lançado no desafio de mudar esta distribuição para concorrer diretamente com os grandes bancos.

Devido ao poder desta antiga concorrência, as startups estão tentando o seu melhor e desenvolvendo novas tecnologias para atrair pessoas e empresas, fornecendo as mais diversas opções de empréstimo bancário e financiamentos com taxas de juros diferenciadas.

Razões para fazer um empréstimo bancário através de uma startup

Embora a concentração em poucos bancos seja realidade, hoje em dia realizar um empréstimo tem sido muito mais fácil.

Por exemplo, nós da Finpass contamos com mais de 250 instituições financeiras prontas para ajudar a sua empresa em diferentes momentos.

Esse volume de financiadores ajuda a trazer não só melhores propostas, mas como também melhores taxas.

Veja aqui quatro razões pelas quais as empresas costumam usar um empréstimo bancário através de uma startup para se financiar:

1 – Simplicidade

Quem nunca reclamou da burocracia no Brasil que atire a primeira pedra. Processos demorados, retrabalho, filas intermináveis. É bem fácil ter essa imagem na cabeça.

Pensando nisso, as startups do setor financeiro tem oferecido um serviço bem mais focado no que é essencial e imprescindível para as análises.

Isso deixa o acesso ao crédito mais simples e rápido para as empresas.

2 – Economia de tempo e dinheiro

Já parou para computar o tempo e o dinheiro gasto pelo empresário com o trânsito até a sua agência bancária, as filas de espera ou o tempo na mesa do gerente?

Pois é, se esse valor for computado é bem provável que a soma seja maior que algumas Taxas de Abertura de Crédito (TAC).

Um processo online, em que o atendimento é feito 100% à distância e com qualidade superior, acaba economizando tempo e dinheiro, que são sinônimos para o empresário.

3 – Diversidade

De acordo com a mesma pesquisa publicada pelo O Estadão de S. Paulo, há mais de 400 bancos e fintechs no mercado brasileiro.

Apesar destas empresas ainda não representarem a maior fatia do mercado financeiro no Brasil, elas trazem diversidade de produtos a preços competitivos.

Isso é impulsionado, principalmente, por uma estratégia de aquisição de novos clientes e uma estrutura de custo otimizada frente aos bancos antigos.

4 – BÔNUS: Cadastro único, Acesso universal

Sabemos que uma empresa bem gerida, em algum momento, vai usar o financiamento externo para reduzir o custo de capital e alcançar novos patamares.

Usar somente capital próprio diminui o lucro da empresa, pois o retorno que um empresário busca com o investimento do próprio dinheiro, normalmente, é maior que a taxa de juros cobrada pelos bancos (mesmo elas não sendo das mais baratas).

Então, aproveitando a diversidade de produtos e serviços financeiros do mercado, a Finpass se especializou em conectar empresas às melhores oportunidades de crédito.

Temos mais de 250 instituições financeiras cadastradas, incluindo bancos, prontos para ajudar a sua empresa a acessar o melhor empréstimo bancário. Tudo através de um cadastro único na nossa plataforma, que você consegue fazer clicando aqui.

Você por acaso já teve alguma experiência com empréstimos bancários? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *