Boletim Informativo da semana

O PIOR (NO CRÉDITO) JÁ PASSOU

O mês de abril trouxe desafios inesperados para todas as empresas, com a repentina limitação das operações e diminuição nas vendas, por consequência os principais parceiros também tiveram que se readequar ao novo cenário econômico. Do ponto de vista do crédito, as principais instituições credoras “fecharam a torneira” por alguns dias para adaptarem os seus modelos de crédito à nova realidade, o que trouxe certa instabilidade na primeira quinzena de abril, mas que, já pode ser considerada mais otimista por um mercado que está apresentando melhora nos últimos dias. Nós aqui da Finpass já podemos verificar um aumento de 30% nas aprovações de crédito na primeira semana de maio, em relação ao mesmo período de abril. Este mês ainda promete mais boas notícias!

BANCO CENTRAL REGULAMENTA EMISSÃO DE DUPLICATA ELETRÔNICA

As duplicatas, títulos de crédito emitidos por um fornecedor de bens e serviços contra um comprador, serão submetidas a novas regras do BC para emissão eletrônica e consequente diminuição da dispersão no mercado e emissão em papel. Os títulos serão registrados e monitorados em ambiente digital centralizado que será gerenciado por uma entidade fiscalizada pelo BC, o que permitirá maior segurança e eficiência nas operações com estes recebíveis, resultando no aumento do volume de crédito e na diminuição dos juros aplicados.

NOVO CRÉDITO PARA NEGATIVADOS

Preocupado com a diminuição do acesso ao crédito, o Senado discute projeto proposto pelo senador Dário Berger (MDB-SC) para recuperação da abertura de linhas de crédito à pessoas e empresas que atualmente apresentam restrições cadastrais. O plano propõe desconto de até 80% no pagamento das dívidas que geraram a negativação, com valor pré-definido para o beneficiado e possíveis garantias de fundos do BNDES (FGI) ou Banco do Brasil (FGO), a partir das informações concedidas pelos bureus de crédito.

RECURSOS BNDES

O BNDES destinará R$ 4 bilhões a gestoras de recursos focadas no financiamento de micro, pequenas e médias empresas. A principal finalidade da instituição é conseguir ampliar, por meio destes fundos privados, a oferta de crédito para as empresas e empreendedores individuais mais afetados pela desaceleração da economia.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas:
www.finpass.com.br | +55 11 3181 9061 | contato@finpass.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *