Boletim Informativo da semana

CONVERSAMOS COM O BNDES

Conversamos com o BNDES e tivemos o feedback que mais recursos serão liberados via linhas de repasse: a diferença é que dessa vez estão considerando repassadores alternativos, como por exemplo FINTECHS 😊, que tenham os seus próprios FIDCs.

No mesmo dia em que falamos com o BNDES identificamos que ao menos um banco digital com quem possuímos um ótimo relacionamento esta buscando se credenciar para virar repassador. Será essa uma tendência ? Esperamos que sim, uma vez que o processo de aprovação dos nossos financiadores nativos digitais tende a ser muito mais ágil que o das instituições tradicionais.

O QUE OS BANCOS ESTÃO FAZENDO

Mesmos os mais radicais estão pensando em como conviver com o Coronavírus – e a verdade é uma, o mercado só precisa de algum tempo para se adaptar.

Citando como exemplo uma instituição que simplesmente parou de dar crédito no curto prazo e que já está pensando voltar ao mercado em 1-2 semanas:

a) Provavelmente irão começar a operar com recebíveis mais longos – estamos falando aqui de 120 dias pra cima.

b) Irão focar mais em créditos com garantias até que tudo se normalize.

O crédito com garantia , por sinal, foi citado por mais de um banco durante os nossas conversas diárias – resta saber aqui o quanto isso será afetado pelo funcionamento dos cartórios uma vez que muitos deles estão trabalhando com atendimento não presencial.

FIDCs

Resumindo as mais de 40 interações que tivemos durante a semana:

  • o processo de abertura de limites está mais lento
  • muitos FIDCs estão limitando temporariamente as operações de fomento, comissária e intercompany (crédito clean)
  • tudo acima se aplica menos para cedentes dos setores de higiene e saúde

DICA NINJA

by DanCohen CEO & Founder Finpass

1: Vamos compartilhar o crédito

Sua empresa pode estar sem acesso ao crédito mas as empresas dos setores de higiene, saúde, alimentos e serviços de segurança continuam, em maior ou menor escala, tendo esse acesso. Então, se você tem clientes ou fornecedores em algum dos setores acima, busque negociar condições de pagamento/recebimento melhores. Cada um deve fazer a sua parte e se quem tem crédito ajudar quem não tem, todo mundo sai ganhando muito.

2: Em apenas um dia, tudo pode mudar complemente

Se você teve o crédito negado, não se desespere, nós que enxergamos literalmente todo o mercado de crédito estamos vendo tudo mudar à cada instante – absolutamente todos os financiadores estão buscando soluções porque sabem que crédito é o oxigênio das empresas. Minha dica, use a Finpass como você nunca usou, fique próximo, porque toda e qualquer mudança que ocorrer irá se refletir em primeiro na nossa plataforma. Nós continuamos aqui firmes e fortes pra vcs PMES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *